Prótese parcial removível implanto-suportada em pacientes com fenda palatina – caso clínico

Póster > Casos clínicos > Prótese Removível

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 09h30 – Ordem nº

Paciente de 30 anos, saudável, caucasiana, com fenda palatina(FP), sujeita por várias vezes a cirurgias para tentativa de correção da mesma. Portadora de prótese parcial removível (PPR) acrílica para repor agenesia de dente 22 e fazer selamento de FP. Dentes 11 e 21 apresentavam-se sem suporte periodontal e com mobilidade grau II. Foi decidida a exodontia do 11 e 21 com colocação imediata de dois implantes NobelBiocare Replace tappered com colo polido de 1,5mm.

Após o período de osteointegração, com o uso de uma PPR de 3 dentes, foi realizada impressão por técnica de moldeira aberta. No plano de tratamento foi decidido a realização de uma barra fresada NobelProcera do tipo de Dolder, com cantilever sobre o espaço edêntulo 22, para suporte de uma PPR esquelética de 3 dentes (11-22) com apoio em coroa totalmente cerâmica fresada no dente 23. O desenho da PPR inclui apoios a nível dos Pré-molares e nos dentes adjacentes à desdentação anterior.

De modo a conseguir o selamento da FP, foi realizada uma impressão com silicone de adição, sobre uma rede de retenção no esqueleto, aquando da prova de dentes. Este tipo de reabilitação está fundamentada por vários autores com elevado grau de satisfação por parte dos pacientes pois é verificado um selamento da fenda palatina estável e confortável.

O suporte da PPR a nível dentário e a nível da barra implanto-suportada, previne o afundamento da PPR a longo prazo e protege a mucosa da FP. Levando à diminuição da passagem de ar, líquidos e alimentos sólidos entre a cavidade oral e nasal.

Com base na bibliografia existente e nas informações fornecidas pela paciente, este tipo de reabilitação melhora a qualidade de vida dos pacientes portadores de fenda palatina. Referem melhorias a nível funcional(retenção e estabilidade), aliadas a melhorias estéticas e fonéticas.