Reabilitação oral num paciente com diminuição da DVO e desgaste dentário severo

Póster > Casos clínicos > Prótese Removível

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 09h30 – Ordem nº

Introdução

A ausência prolongada dos dentes posteriores condiciona, a longo prazo, o desgaste dentário patológico dos dentes anteriores com a diminuição da dimensão vertical de oclusão (DVO) e o compromisso estético e funcional.

Descrição

Paciente do sexo masculino, com 62 anos de idade, saudável, apresentou-se na consulta pré-graduada da FMDUL com o intuito de reabilitar os espaços edêntulos.

A avaliação extraoral relevou estalido na ATM direita durante a abertura. A avaliação intraoral detetou múltiplas ausências dentárias, presença de desgaste dentário severo nos dentes ântero-superiores e ântero-inferiores, com exposição dentinária e redução do tamanho da coroa clínica.

Realizou-se um plano de tratamento para a reabilitação oral completa incluindo a confeção de duas próteses parciais removíveis esqueléticas para a substituição dos dentes ausentes.

Com as próteses restabeleceu-se a DVO tornando possível a reconstrução com resina composta dos dentes do 2º e 6º sextante. A reabilitação terminou com a confeção de um aparelho miorelaxante para uso nocturno.

Discussão

A avaliação da DVO através de métodos indiretos concluiu a sua diminuição, associada a um aumento do espaço livre interoclusal (ELI). Desta forma é possível restabelece-la através da construção de próteses com a DVO correta dispensando o período de avaliação da adaptação à mesma, como acontece nos casos em que o ELI está mantido.

Por forma a prolongar a durabilidade dos dentes protéticos foram colocadas superfícies oclusais em metal, com menor desgaste comparativamente ao acrílico. A reabilitação dos sextantes anteriores com restaurações diretas em resina composta, em detrimento de coroas, teve como principal promotor a existência de vitalidade pulpar. Contudo a reabilitação futura com coroas poderá ser indicada pela superior resistência mecânica destas.

Conclusão

A reabilitação oral do paciente com desgaste dentário severo e diminuição da DVO envolve uma abordagem multidisciplinar, de modo a restabelecer a função e a estética.