Conjugação de materiais estéticos no sector anterior – efeitos óticos

Póster > Casos clínicos > Dentisteria Operatória

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 09h30 – Ordem nº

Descrição

Paciente do sexo feminino, 42 anos. Motivo da consulta: preocupação estética. Compareceu à consulta de medicina dentária com restaurações antigas e infiltradas nos dentes 12, 21 e 22 e o dente 11 com alteração de cor. O prognóstico do caso clinico é favorável. A recolha de dados envolveu: anamnese, exame clínico e radiográfico, modelos montados em articulador e fotografias.

Discussão

A cerâmica e o compósito têm sido amplamente utilizados na Medicina Dentária devido à sua capacidade para proporcionar resultados estéticos que imitam os dentes naturais. A cerâmica é um material biocompatível, permite a reflexão e transmissão de luz adequada, e exibe uma boa resistência mecânica quando submetido a esforços da mastigação.

O rápido desenvolvimento de sistemas de processamento da cerâmica, permitem o tratamento de dentes em ambas as zonas anterior e posterior, com os objectivos principais de restaurar adequadamente a forma, função e excelência estética.

As resinas compostas tem boas características ópticas, associadas a uma boa técnica de restauração direta. A luz interfere diretamente nas propriedades ópticas dos dentes naturais e nas resinas compostas na reconstrução dentária.

Conclusão

A cerâmica e a resina composta são materiais com excelentes propriedades. A combinação dos dois materiais proporciona resultados estéticos adequados, mimetizando os tecidos dentários, desafiando sua detecção, tornando-as imperceptíveis.