Reabilitação bimaxilar combinada com implantes, coroas e prótese removível

Póster > Casos clínicos > Prótese Fixa

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 09h30 – Ordem nº

Descrição

Uma paciente do sexo feminino, com 58 anos, dirigiu-se à consulta da Especialização em Prostodontia da FMDUL, com queixas de dificuldade mastigatória e com compromisso estético relacionado com a perda de dentes e com desgaste dos dentes remanescentes. A paciente apresentava desdentação total superior com perda de dimensão vertical, falta de suporte posterior e facetas de abrasão nos dentes remanescentes antero-inferiores.

O objectivo da paciente era obter uma reabilitação fixa. Foi realizada avaliação extra e intra-oral, bem como moldes preliminares para obtenção de modelos de estudo e enceramento diagnóstico.

Com base nestes dados foi elaborado um plano de tratamento que incluía reabilitação fixa sobre implantes no maxilar superior, reabilitação dos dentes inferiores presentes com coroas e reabilitação dentes inferiores em falta com prótese parcial removível utilizando attachments para retenção. No final do tratamento foi feita uma goteira oclusal superior rígida.

Discussão

Uma das maiores dificuldades em reabilitação oral é gerir as expectativas dos pacientes. Neste trabalho mostramos um caso clínico em que a paciente pretendia uma reabilitação totalmente fixa, no entanto não havia disponibilidade óssea suficiente para colocação de implantes no maxilar inferior.

O plano de tratamento passou por encontrar uma solução combinada, com reabilitação do maxilar superior com pontes implanto-suportadas metalo-cerâmicas, coroas metalo-cerâmicas sobre dentes antero-inferiores e uma prótese parcial removível com attachments extra-coronários de semi-precisão nas coroas 33 e 44. Foram utilizados attachments extra-coronários uma vez que os dentes pilares se encontram vitais.

Conclusões

Existem algumas situações em que os implantes não são passíveis de utilizar quer por limitações ósseas ou reabilitadoras. A utilização de prótese combinada continua a ser uma boa solução, para estabilização e retenção das próteses parciais removíveis, apresentando bons resultados funcionais e estéticos.