Encerramento de diastemas com facetas de cerâmica após tratamento ortodôntico – caso clínico

Póster > Casos clínicos > Prótese Fixa

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 09h30 – Ordem nº

Descrição

Paciente do sexo masculino, 33 anos de idade, compareceu na Clínica de Medicina Dentária com a expectativa de melhorar a estética dentária e o sorriso. O paciente tem história de tratamento ortodôntico fixo e após realização do exame clínico observou-se a presença de diastemas no sector anterior da maxila, devido à discrepância do tamanho dentário.

Optou-se por correção dos espaços interdentários com facetas de cerâmica nos dentes 13,12,11,21,22 e 23. Realizou-se o enceramento diagnóstico no modelo de estudo, sobre o qual foi feita uma impressão em silicone, obtendo-se assim uma guia para a realização do mock-up.

Após aceitação por parte do paciente, iniciou-se a preparação dentária para as facetas de cerâmica dissilicato de lítio (IPS e.max CAD). Espera-se bom prognóstico, a técnica é minimamente invasiva, com pouco desgaste de estrutura dentária e respeitadora dos tecidos gengivais.

Discussão

Comparando a técnica utilizada com outras técnicas restauradoras, as facetas de cerâmica correspondem a uma melhor opção. A coroa total é uma abordagem mais invasiva, com a remoção de grandes quantidades de estrutura dentária e possíveis efeitos adversos sobre a polpa e tecidos periodontais adjacentes.

Relativamente às facetas de resina composta, podem ser usadas para corrigir forma, cor e posição, no entanto ainda sofrem uma limitada longevidade, dada a suscetibilidade à descoloração, desgaste e fraturas marginais.

Em busca da estética mais durável, foram então introduzidas facetas de cerâmica. Os estudos relatam que facetas cerâmicas fornecem estética adequada e resistência funcional fiável.

Conclusão

A correção de espaços interdentários no sector anterior da maxila corresponde a um desafio, sendo a abordagem interdisciplinar fundamental para a obtenção de melhores resultados estéticos.

Deste modo, a combinação do tratamento ortodôntico com materiais restauradores estéticos fornece ao paciente um ótimo resultado final.