Tratamento de uma mordida aberta com GEAW

Póster > Casos clínicos > Ortodontia

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 09h30 – Ordem nº

Descrição

Um paciente adulto, jovem, recorreu à consulta de Ortodontia com o objetivo de pedir uma segunda opinião para o tratamento da sua anomalia, sem recurso a cirurgia ortognática. O paciente tinha já sido sujeito a um tratamento ortodôntico, apresentando uma grande recidiva da mordida aberta. Ao exame clínico, salienta-se uma grande mordida aberta numa face normal.

Foram executados os exames complementares de diagnóstico normalmente utilizados num estudo ortodôntico: ortopantomografia, telerradiografia lateral de cranio, modelos de estudo, fotografias intra e extra-orais. Efetuou-se o seguinte diagnóstico: mesofacial, Classe I esquelética, mordida aberta esquelética de pré-molar a pré-molar. O paciente foi tratada ortodônticamente utilizando a técnica GEAW (gum-metal edgewise arch wire) e terapia miofuncional.

Discussão

Os casos de mordida aberta são normalmente bastante complexos e necessitam frequentemente de ser tratados com cirurgia ortognática. O controlo do plano oclusal permite tratar corretamente e com estabilidade este tipo de má-oclusão, sem recurso a cirurgia ortognática, sempre que o perfil facial seja favorável. A utilização de Gum Metal facilita o tratamento ortodôntico com a técnica MEAW pois elimina a necessidade de executar loops nos arcos, sendo estes substituídos por ansas.

Conclusão

O tratamento ortodôntico com a técnica GEAW permitiu corrigir uma má-oclusão complexa, sem recurso a cirurgia ortognática. Observou-se, para além da correcção da oclusão, uma melhoria no perfil e na estética facial.