Restauração estética indireta em odontopediatria – a propósito de um caso clínico

Póster > Casos clínicos > Odontopediatria

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 09h30 – Ordem nº

Descrição

Paciente do género masculino com 10 anos de idade, compareceu à consulta de Odontopediatria com uma restauração em resina composta do dente 21 insatisfatória. Após o exame clínico constatou-se a presença de uma restauração Classe IV transbordante, com anatomia e estética comprometidas.

Concluído o diagnóstico procedeu-se à realização dos testes de vitalidade da peça dentária em questão. Foi proposto como tratamento uma restauração estética indireta não invasiva em resina composta.

A técnica de restaurações indiretas é dividida em duas etapas clínicas e uma laboratorial. Na primeira fase clínica removeu-se a restauração antiga e procedeu-se a moldagem das arcadas dentárias. Na fase laboratorial, realizou-se um troquel tipo Geller, e como material restaurador foi selecionada a resina composta Miris 2 (Coltène-Whaledent). A etapa clinica final consistiu na adesão da restauração em resina composta ao remanescente dentário.

Discussão

O uso de restaurações indiretas é considerado uma boa opção terapêutica. Quando comparadas às restaurações de resina composta diretas assumem vantagens como resultado estético excelente, reforço da estrutura dentária remanescente, maior facilidade de restabelecer contorno da restauração, melhor adaptação marginal, menor contração de polimerização e maior facilidade de restabelecer os pontos de contacto proximais. Além disso como se trata de um paciente odontopediátrico torna-se fundamental reduzir o tempo de cadeira.

Conclusão

Conclui-se que a indicação de resina composta indireta preconizada para o presente caso clínico é uma opção clínica viável para a reconstrução estética de dentes anteriores em pacientes odontopediátricos. Com esta opção terapêutica tornou-se possível reduzir o tempo de cadeira, melhorar a colaboração do paciente, maior facilidade de reconstrução da restauração e obtenção de um resultado estético que corresponde expectativas delineadas inicialmente.