Abordagem cirúrgica de dentes supranumerários em odontopediatria – a propósito de um caso

Póster > Casos clínicos > Odontopediatria

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 09h30 – Ordem nº

Descrição

O caso descreve um paciente do sexo masculino, com cinco anos de idade reencaminhado para a consulta de Especialização em Odontopediatria da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto.

O motivo da consulta referido foi um traumatismo dentário subsequente a uma queda, do qual resultou a avulsão do dente 52, assim como do dente 51. Foi realizada a história clínica, exame clínico e radiográfico, verificando-se a presença de uma peça dentária intra-óssea na região do dente 51 com rotação de 90º. Assim, o diagnóstico provável seria a intrusão do dente 51 aquando do traumatismo.

Devido à falta de cooperação do paciente, idade e complexidade do tratamento, o mesmo foi reencaminhado para anestesia geral. Foi realizada uma técnica anestésica infiltrativa por vestibular e palatino da região maxilar. A incisão foi feita, ao nível do rebordo alveolar desde a linha média até mesial do dente 53 com descarga vestibular, seguindo-se o descolamento mucoperiósseo de forma a tornar visível a área a ser intervencionada.

Removeu-se a peça dentária e constatou-se tratar de um dente supranumerário conoide e não do dente 51 rodado. Para finalizar foi realizada irrigação da loca cirúrgica, regularização do rebordo ósseo e fecho primário da ferida com recurso a fio de sutura reabsorvível.

Discussão

A presença de dentes supranumerários na maioria dos casos é assintomática, sendo estes encontrados muitas vezes por acaso, durante uma consulta de rotina, ou mediante a realização de uma radiografia.

Embora na dentição decídua devido ao espaço presente, raramente possam originar problemas clínicos de oclusão, neste caso em concreto, a posição intra-óssea do dente poderia causar a retenção ou erupção ectópica do incisivo central.

Conclusão

Um diagnóstico precoce destas anomalias é imperativo para um tratamento de sucesso, restabelecendo a função, oclusão e estética dentária minimizando o risco de possíveis complicações.