Reabilitação total implanto-suportada do paciente bruxómano – que materiais?

Póster > Casos clínicos > Implantologia

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 09h30 – Ordem nº

Introdução

A Reabilitação Oral do paciente com hábitos parafuncionais, e em particular o bruxismo, requer a realização de estudos mais aprofundados que proporcionem linhas de orientação mais claras no que respeita à selecção de técnicas e materiais.

Descrição

O caso clínico apresentado ilustra a substituição de uma reabilitação total bimaxilar híbrida (Zr-acrílica), motivada por fracturas sucessivas dos elementos dentários, por uma reabilitação bimaxilar em zircónia monolítica (Prettau, Zirkonzahn®, Gais, Itália).

Após enceramento e colagem dos fragmentos fracturados, procedeu-se à replicação do trabalho original através de digitalização tridimensional (Scanner S600, Zirkonzahn®, Gais, Itália), a que se seguiu a fresagem (Milling Unit M5, Zirkonzahn®, Gais, Itália) em zircónia monolítica da nova reabilitação (Prettau, Zirkonzahn®, Gais, Itália). Após colocação do trabalho confeccionou-se uma goteira acrílica de protecção nocturna.

Discussão

A zircónia, devido às suas características e propriedades físicas, apresenta-se como um material alternativo aos classicamente utilizados na reabilitação do paciente bruxómano, proporcionando simultaneamente resultados estéticos satisfatórios.

Conclusões

A tecnologia CAD/CAM poderá ser utilizada para agilizar a replicação de trabalhos de forma precisa e célere, conforme ilustrado através do presente caso clínico. São necessários mais estudos sobre técnicas, métodos e materiais para reabilitação de pacientes com hábitos parafuncionais.