Otimização biológica dos tecidos peri-implantares na área estética – série de casos

Póster > Casos clínicos > Implantologia

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 09h30 – Ordem nº

Introdução

Para se obter um resultado previsível a longo prazo nas restaurações implanto-suportadas é fundamental alcançar ótimas condições biológicas e estéticas dos tecidos de suporte peri-implantares. Estas condições dependem do grau de reabsorção do osso alveolar resultante da perda dentária e da manipulação clínica dos tecidos moles.

Em situações de rebordo ósseo pouco reabsorvido (Classe I de Seibert) existe a possibilidade de compensar o defeito ósseo horizontal recorrendo a um procedimento cirúrgico adicional e minimamente invasivo. Com a correta colocação tridimensional do implante, esta técnica permite maximizar a disponibilidade de tecido mole por vestibular.

Descrição

Na série de casos clínicos apresentada recorreu-se à conjugação da técnica de Abram’s modificada com a técnica Flapless. Esta técnica tem por base os seguintes procedimentos: desepitelização do tecido gengival sobre o leito implantar; incisão pediculada em U aberto para vestibular sobre a crista residual sem envolvimento dos sulcos gengivais proximais; descolamento do retalho pediculado; descolamento em envelope de espessura parcial para vestibular da base do pedículo; enrolamento do retalho e estabilização com ponto de sutura na porção mais apical do envelope. No mesmo momento cirúrgico procede-se à instalação do implante e colocação do pilar de cicatrização ou reabilitação provisória.

Discussão

Com a técnica utilizada procurou-se otimizar a espessura e altura de gengiva por vestibular dos tecidos peri-implantares. Em casos de reduzida reabsorção do osso alveolar, a técnica utilizada permite, através do aumento da espessura de tecido mole, obter uma adequada proporção do contorno gengival vestibular, criando condições para a reorganização do espaço biológico e permitindo o sucesso biológico, funcional e estético a longo prazo.

Conclusão

O procedimento relatado apresenta relativa facilidade de execução, reduzido tempo cirúrgico, uma ótima recuperação pós-operatória, baixa morbilidade para o paciente e uma melhoria das condições biológicas peri-implantares e consequente integração estética.