Reabilitação estética do setor antero-superior baseada na proporção aurea – caso clínico

Póster > Casos clínicos > Dentisteria Operatória

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 09h30 – Ordem nº

Atualmente as reabilitações baseadas na proporção aurea assumem extrema importância no contexto da medicina dentária uma vez que permitem atingir resultados estéticos satisfatórios acompanhados por uma redução do “tempo de cadeira”. Neste trabalho pretende-se descrever critérios baseados na utilização proporção aurea aplicada à reabilitação estética do setor antero-superior.

A realização do caso clínico em questão baseou-se na utilização das tabelas de Levin para obtenção de valores da proporção aurea seguindo uma análise bibliográfica considerada pertinente por parte dos autores. A doente, jovem de 16 anos, foi encaminhada para a dentisteria operatória por parte da equipa de Ortodoncia que realizou o tratamento fixo multi-bracket de forma a corrigir com restaurações estéticas dois incisivos laterais superiores conóides.

Não apresentava nenhum tópico na história médica com interesse especcial sendo a doente perfeitamente saudável. A equipa clínica optou por uma restauração com resina compsta segundo medidas respeitantes da proporção aurea.

Os modelos de estudo obtidos através de uma impressão com alginato foram montados no articulador SAM 2PX tendo sido efetuado enceramento diagnóstico. Após a conclusão desse mesmo enceramento foi confeccionada uma chave palatina de silicone sendo assim possível transferir as proporçoes desejadas e obtidas no enceramento diagnóstico para as restaurações finais.

As restaurações a compósito constituem um bom resultado acompanhado por uma estética satisfatória e destruição dentária mínima. Estas restaurações foram efetuadas de forma a corrigir incisivos laterais conóides após tratamento ortodontico fixo.