Facetas em compósito pré-fabricadas – uma opção de tratamento

Póster > Casos clínicos > Dentisteria Operatória

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 09h30 – Ordem nº

Descrição

Este trabalho pretende descrever dois casos clínicos nos quais foram utilizadas facetas em compósito pré-fabricadas para reabilitar o sector anterior. Ambos os casos apresentavam restaurações múltiplas esteticamente insatisfatórias em que as pacientes tinham a expectativa de melhorar a estética do sorriso com o menor custo possível. Foram utilizados dois sistemas disponíveis no mercado (Componeer, Coltène-Whaledent/ DirectVenear, Edelweiss-Dentistry).

Realizou-se um registo fotográfico da situação inicial. As restaurações onde foi diagnosticada infiltração, foram substituídas. Procedeu-se à seleção do tamanho e da cor das facetas, as facetas foram adaptadas ao contorno da margem gengival e após a preparação dentária minimamente invasiva, efectuaram-se os procedimentos adesivos nos dentes e nas facetas. De salientar que, a adesão das facetas foi feita com resina composta pré-aquecida, seleccionada previamente seguindo os conceitos de estratificação natural. Todos estes procedimentos foram realizados numa só sessão.

Discussão

As Componeer são fabricadas industrialmente com resina nano-híbrida com alto conteúdo de carga. Apresentam uma camada interna micro-retentiva permitindo aumentar a molhabilidade da superfície. As Venear são fabricadas num molde a alta pressão e num processo de polimerização a elevada temperatura, seguido de uma vitrificação a laser da superfície. Estes processos permitem que a faceta seja resistente e mais brilhante. As vantagens desta técnica são a possibilidade de proporcionar restaurações provisórias de longa duração com grande exigência estética, o seu baixo custo e a possibilidade de ser executada numa só sessão.

Conclusão

A técnica descrita representa uma alternativa viável à confecção de facetas em compósito pela técnica directa, a qual é delicada e consome muito tempo clínico. As facetas pré-fabricadas dispensam custos laboratoriais adicionais, permitem obter uma boa integração cromática, harmonizar o sorriso e respondem de forma satisfatória às expectativas do paciente, constituindo uma opção restauradora economicamente acessível.