Ferulização imediata pós-exodontia com banda de fibra de vidro – caso clínico

Póster > Casos clínicos > Dentisteria Operatória

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 09h30 – Ordem nº

Descrição

Um paciente do sexo masculino, com 58 anos apresentava o dente 41 vital com abcesso periodontal e mobilidade de grau III com indicação para extracção. Verificou-se que a coroa do dente 41 se encontrava íntegra, sem cárie ou alterações marcadas de esmalte. Após exodontia, o dente foi colocado em soro fisiológico. Dois dias depois realizou-se a odontosecção da raiz, a obturação do ápice com compósito e uma ranhura de cerca de 2mm de altura e 0,5mm de profundidade na face lingual da coroa.

Posteriormente foi colocada a banda Ribbond® com compósito na zona da ranhura. Realizou-se preparação da superfície dos dentes 42 e 31, posicionou-se a coroa do dente 41 e colocou-se resina composta nas faces linguais dos dentes 42 e 31, fixando a banda Ribbond®. Removeram-se os excessos, verificou-se a oclusão e procedeu-se ao polimento final.

Discussão

Em algumas situações clínicas a mobilidade de um incisivo inferior obriga à sua extracção. Todavia, em casos extremos, provisoriamente, pode-se viabilizar a ocupação do espaço pela peça dentária extraída através da ferulização da mesma. A literatura atual refere que a ferulização com inclusão de bandas de fibra de politeleno cruzada permite uma estabilidade e uma longevidade superior. Quando comparamos este tipo de reforço com a ferulização com resina composta sem reforço verifica-se também uma menor infiltração marginal.

Esta solução está indicada principalmente em situações clínicas em que não existe ausência de peças dentárias na arcada e/ou prótese removível em que se possa acrescentar dentes. Com a intervenção preconizada, é possível aguardar a estabilização da gengiva e do rebordo ósseo de forma a possibilitar uma intervenção reabilitadora mais favorável.

Conclusão

A ferulização imediata pós-exodontia com banda de fibra de vidro parece ser uma solução provisória viável, mais cómoda e económica, permitindo uma abordagem mais conservadora e esteticamente mais equilibrada.