Microdontia dos incisivos laterais superiores: diagnóstico, planeamento e tratamento restaurador direto

Póster > Casos clínicos > Dentisteria Operatória

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 09h30 – Ordem nº

Descrição

Este trabalho pretende descrever e ilustrar um caso clínico de coronoplastia de incisivos laterais conóides com resina composta direta numa paciente do género feminino com 17 anos de idade, com a expectativa de melhorar a estética dentária e o sorriso. Realizou-se um registo fotográfico e modelos de estudo.

Procedeu-se à confeção de um enceramento de diagnóstico. Confecionou-se um mock-up intra-oral para análise prévia e confirmação das alterações previstas para as dimensões dentárias pretendidas.

As restaurações foram realizadas com a estratégia adesiva etch-and-rinse e com resina composta IPS Empress Direct (Ivoclar-Vivadent)) utilizando a técnica incremental estratificada.

Discussão

A presença de alterações de forma e de tamanho nos dentes causa limitações estéticas, funcionais e biológicas e constitui um desafio clínico na reabilitação estética anterior.

A evolução dos sistemas adesivos associada aos altos valores de resistência adesiva ao esmalte obtidos com a técnica de condicionamento ácido, associada ao avanço tecnológico das resinas compostas, permite a realização de restaurações diretas com excelente retenção, estética e de baixo custo.

A possibilidade de preservação de estrutura dentária, exemplificada pela redução ou mesmo ausência de desgaste dentário, como no presente caso clínico, faz com que a técnica direta seja o procedimento de escolha para o tratamento de pacientes jovens.

Além disso, em função da sua reversibilidade, possibilita novas abordagens futuras, sem prejuízo da resistência da estrutura dentária remanescente. A reabilitação do setor anterior exige a determinação do diagnóstico e uma planificação caso a caso aliados a um correto protocolo de aplicação dos materiais.

Conclusão

As restaurações diretas com resina composta tornam possível um tratamento efetivo para a remodelação de dentes conóides permitindo restabelecer a estética e a função, e constituem uma opção de tratamento económica, conservadora e imediata, que responde favoravelmente às expectativas do paciente.