Póster > Casos clínicos > Cirurgia oral
Descrição
Paciente sexo masculino, 17 anos, recorreu à consulta de Especialização em Cirurgia Oral da FMDUP, para recuperar o dente 46 cariado. Após história clínica, exame objectivo e imagiológico, verificou-se que o dente 46 tinha indicação de extração. Na ortopantomografia, foi observada a presença dos dentes 18, 38 e 48 inclusos. Realizou-se uma radiografia periapical ao dente 48 para analisar melhor o estadio de desenvolvimento, a morfologia e posição e ponderármos a hipótese de extrair o dente 46 e transplantar o dente 48 naquele alvéolo. Das possíveis hipóteses terapêuticas esta alternativa pareceu-nos a mais viável tendo em conta a idade do paciente, entre outros factores favoráveis, permitindo a preservação do osso alveolar para colocação de impante mais tarde, se necessário.
Discussão
Como se trata de um jovem com um siso incluso do mesmo quadrante num estádio de desenvolvimento favorável para esta alternativa terapêutica, o tratamento passou pela exodontia do dente 46 e o autotransplante do dente 48. Utilizámos a tecnologia PRGF-Endoret, na forma de uma membrana de plasma rico em plaquetas para melhorar a regeneração tecidular e ajudar na estabilização e acomodação do dente dador. Este procedimento cirúrgico foi feito com cobertura antibiótica (1g Amoxicilina). Foram realizados vários controlos: após 5 dias; uma, duas e três semanas; um mês e ao fim de 3 meses. Ao fim da primeira semana apresentava uma boa cicatrização e nos testes de sensibilidade ao frio o dente respondeu normalmente.
Conclusão
Trata-se de um caso de reabilitação com sucesso. Obteve-se um resultado semelhante a vários casos relatados na literatura. A presença de critérios de inclusão favoráveis e a utilização da técnica de PGFR-Endoret foi também uma mais valia, como auxiliar da técnica cirúrgica, para a obtenção deste bom resultado.