Prevalência de pacientes diabéticos tipo II na consulta de triagem CUISCSEM

Póster > Investigação > Outra área científica

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 17h30 – Ordem nº

Introdução

O paciente diabético apresenta alterações sistémicas que diminuem a sua resposta imunológica e inflamatória, aumentando a susceptibilidade a infecções. Entre as manifestações sistémicas existentes, estão também manifestações orais.

Objetivo

Temos como objectivo analisar, a prevalência de pacientes diabéticos tipo II na consulta de Triagem da clínica universitária ISCSEM e as principais manifestações orais decorrentes dessa patologia.

Materiais e métodos

O universo utilizado, inclui 1742 pacientes que efectuaram consulta de Triagem entre Novembro de 2012 e Abril de 2013. Foram realizadas tabelas de frequência, de acordo com: sexo, idade, cárie dentária, doença periodontal, xerostomia, candidiase oral. Foi efectuada pesquisa bibliográfica na Medline/PubMed com as palavras-chave: “diabetes and oral manifestations”.

Os resultados foram submetidos a análise estatística descritiva realizada em SPSS. Resultados Do total da amostra, 98 pacientes eram diabéticos, dos quais 44 do sexo feminino e 54 sexo masculino. A média de idades foi 59,9 anos. No exame objectivo, 60% dos pacientes apresentavam lesões de cárie, 52% xerostomia, 38% doença periodontal, 17% candidiase oral.

Conclusão

Os resultados obtidos neste estudo permitiram caracterizar as manifestações orais mais frequentes. São concordantes com resultados de outros autores, no que se refere à média de idades, doença periodontal, candidiase oral. Em relação ao sexo, estudos apresentam prevalência no sexo feminino, outros no masculino. A cárie é a manifestação mais registada, que está de acordo com alguns autores. Xerostomia, nalguns estudos apresenta uma incidência superior à registada.

Implicações clínicas

É de extrema importância a manutenção de um estado de saúde oral neste tipo de pacientes, minimizando ou mesmo evitando repercussões a nível sistémico.