Estudo piloto do índice CPO na Vila de Óbidos

Póster > Investigação > Outra área científica

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 17h30 – Ordem nº

O objectivo deste trabalho é verificar a prevalência de cárie e de edentulismo em adultos (35-44 anos) e idosos (65-74 anos) da Vila de Óbidos, com a finalidade de averiguar quais são as necessidades para melhorar o estado da saúde oral.

Para tal realizamos o índice de CPO (dentes cariados, perdidos e obturados) e um questionário. A pesquisa foi realizada no Centro de Saúde de Óbidos, sendo a amostra composta por voluntários que frequentam o Centro de Saúde ou que se desloquem até lá. O tipo de amostra é probabilística aleatória simples.

O examinador foi calibrado de acordo com os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo este responsável pela colheita de dados. Para a realização deste rastreio, foi utilizado sempre o mesmo tipo de material. O índice CPO total foi de 15,4, sendo os valores aproximados entre o sexo masculino e feminino. Em simultâneo verificou-se um aumento deste índice com a idade dos doentes.

Variando de 11,6 (adultos), para 20,6 em idosos. Os adultos, diferenciados entre homens e mulheres, apresentam 121 dentes cariados, 76 dentes perdidos e 93 dentes obturados. Os idosos, diferenciados entre homens e mulheres, apresentam um elevado número de perdidos (204 dentes), cerca de 25 dentes obturados e 165 dentes cariados.

Nota-se que nas faixas etárias estudadas existe uma elevada prevalência de cárie e de perda de peças dentárias, observou-se que cerca de 37,5% tem dentes cariados e 53,2% dentes perdidos. Em média apenas 23,2% dos dentes presentes nas bocas dos idosos estavam hígidos, e nos adultos a média foi de 59,3%, assim se não houver medidas preventivas para proteger a saúde oral destas faixas etárias, o problema persistirá e as estatísticas negativas continuarão a assombrar a população portuguesa.