Efeitos terapêuticos dos ativadores de Teuscher

Póster > Investigação > Ortodontia

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 17h30 – Ordem nº

Introdução

Continua controversa a influência no crescimento craniofacial dos aparelhos funcionais, mesmo quando combinados com forças extra-orais. A ação destes aparelhos induz o estiramento muscular através do posicionamento anterior da mandíbula, com o objetivo de estimular o crescimento condilar. A associação das forças extra-orais intenta restringir o crescimento sagital e vertical maxilar.

Objetivo

Este estudo retrospetivo teve por objetivo investigar as modificações esqueléticas, alvéolo-dentárias e tegumentares induzidas pelo tratamento com um aparelho Teuscher, numa população em dentição mista com más-oclusões de Classe II com retromandibulia.

O estudo comparativo foi efetuado através da análise de telerradiografias faciais em incidência de perfil tomadas em dois tempos, T0 e T1, nos grupos A (experimental, N=16) e B (controlo, N=16). A análise estatística foi realizada através dos testes de Wilcoxon para a comparação das diferenças médias intragrupo e do teste Mann-Whitney para a comparação das diferenças médias intergrupos A e B, com um nível de significância de P < 0.05.

Os resultados revelaram uma melhoria da relação esquelética de Classe II, a restrição do crescimento maxilar, o aumento da altura facial inferior, a correção da sobremordida horizontal, o deslocamento controlado dos dentes anteriores e a correção da relação de Classe II dentária.

As alterações tegumentares refletiram uma retrusão labial marcada. A correção da má-oclusão de Classe II combinou efeitos esqueléticos, tegumentares e principalmente dentoalveolares.

Resultados

Os resultados não foram consistentes com a contribuição significativa do avanço mandibular para a correção da Classe II esquelética.