Avaliação dentária em pacientes com mucopolissacaridose (MPS)

Póster > Investigação > Odontopediatria

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 14h30 – Ordem nº

Introdução

Os pacientes com mucopolissacaridose apresentam diversas alterações do complexo estomatognático, representando um desafio para os odontopediatras.

Objetivos

Pretendeu-se avaliar a saúde oral assim como caracterizar a bioquímica e a microbiologia salivar de pacientes com mucopolissacaridose.

Metodologia

A amostra foi constituída por nove pacientes com mucopolissacaridose seguidos na Unidade de Doenças Metabólicas do Centro Hospitalar de São e nove participantes saudáveis (grupo controlo) seguidos na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto.

A avaliação clínica oral consistiu num exame extra-oral e intra-oral para avaliação de patologias orais, índice CPO, índice gengival e de oclusão. Adicionalmente, recolheu-se saliva para avaliar parâmetros bioquímicos (IgA,potássio,cloro,cálcio,fósforo,sódio,α-amilase,pH,fluxo salivar) e o perfil microbiológico (microrganismos totais, Streptococcus mutans e Candida spp.).

Resultados

A média de idades da amostra foi de 15 ±6,6 anos. Verificou-se maior prevalência de dentes cariados (p=0,029), sangramento gengival (p=0,015), macroglossia (p=0,009), interposição lingual (p<0,05), respiração oral (p=0,002), erupção dentária atrasada (p=0,029), mordida aberta anterior (p<0,05), mordida cruzada posterior direita (p=0,015), limitação da abertura da boca (p<0,05), alteração da forma e tamanho dos dentes (p=0,009 e p=0,002), valores inferiores de pH (p=0,0042) e fluxo salivar (p=0,042) nos participantes com mucopolissacaridose em comparação com o grupo controlo. Não se observaram diferenças estatísticas significativas relativamente à avaliação iónica, enzimática e microbiológica.

Conclusões

Os pacientes com mucopolissacaridose apresentam uma elevada prevalência de cárie dentária, de problemas oclusais e de sangramento gengival. Estes achados deverão estar relacionados com as alterações dos tecidos que ocorrem nas mucopolissacaridoses, mas também com outros factores nomeadamente dificuldade na manutenção da higiene oral, desconhecimento das técnicas de escovagem, falta de assiduidade às consultas e difícil colaboração.

Implicações clínicas

Nos doentes com mucopolissacaridose é necessário um maior envolvimento dos odontopediatras de forma a serem elaborados melhores diagnósticos e protocolos preventivos para contornar os fatores que limitam a saúde oral destes pacientes.