Evolução da saúde oral e comportamentos associados em estudantes de medicina dentária

Póster > Investigação > Medicina Dentária Preventiva

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 14h30 – Ordem nº

Introdução e objetivos

Os comportamentos e atitudes sobre a saúde oral nos estudantes de Medicina Dentária podem sofrer alterações ao longo da sua formação académica. Este estudo pretende avaliar o estado e comportamentos de saúde oral nos estudantes de medicina Ddentária do 2º e 5º ano da Faculdade Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP, Portugal).

Materiais e métodos

Este estudo transversal incluiu a participação de 139 estudantes (69 do 2º ano e 70 do 5º ano). As atitudes e comportamentos de saúde oral foram avaliados através de um inquérito composto por 15 questões. O estado de saúde oral foi avaliado através de um exame intra-oral onde foi registado o índice de dentes cariados, perdidos por cárie e obturados (CPO), de acordo com os parâmetros visuais e tácteis definidos pela OMS. O Índice de higiene oral simplificado (I-HOS) foi registado usando os critérios de Greene e Vermillion para os índices de tártaro e placa bacteriana. Os resultados são apresentados em mediana (min;max), [2º vs. 5ºano].

Resultados

Durante o curso de Medicina Dentária, os estudantes Portugueses apresentam um decréscimo significativo no I-HOS [0,83 (0;2,67) vs. 0,50 (0;2,50); P<0.001)] sendo registado uma mediana crescente do índice CPO [2 (0;19) vs. 5 (0;14); P=0,010] causado essencialmente por um aumento na mediana de dentes obturados [2 (0;18) vs. 4 (0;12); P=0,001]. A prevalência de dentes com selantes de fissura mostrou uma tendência para aumentar do 2º para o 5º ano [0 (0;15) vs. 1 (0;14); P=0,092].

Conclusão

A saúde oral destes estudantes melhora significativamente ao longo do seu percurso académico (do 2º para o 5º ano), sugerindo que a formação médico-dentária aumenta a consciencialização sobre a saúde oral individual. Impacto clínico – Influência do currículo do curso de medicina dentária na saúde oral e comportamentos associados nos estudantes de medicina dentária.