Licenciada em Medicina Dentária pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa (FCS-UFP) (2005)
Especialização e Mestrado em Periodontologia pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (2005-2008)
Docente da disciplina de Periodontia da FCS-UFP (desde 2008)
Prática clínica exclusiva em Periodontologia e Implantes (desde 2005)
Resumo da apresentação
Por todo o século XX persistiu a suspeita de que processos infecciosos de origem bucal poderiam estar associados a patologias sistémicas.
Nas últimas décadas várias investigações observaram que determinadas doenças sistémicas podem, de facto, influenciar a evolução da periodontite.
Por outro lado, estudos epidemiológicos recentes têm posto em evidência a importância da periodontite como um factor de risco à saúde geral do indivíduo, incluindo alterações cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais, mau controlo metabólico da diabetes, infecções pulmonares e ocorrência de parto pré-termo.
Neste contexto, a relação entre periodontite e parto pré-termo tem sido alvo de grande controvérsia.
O objectivo desta conferência é, não só, apresentar os resultados de um estudo caso-controlo realizado no nosso pais, mas também dar a conhecer o “estado da arte” no que respeita à possível relação entre periodontite e a ocorrência de parto pré-termo, tendo por base uma análise critica da literatura disponível.