Integração de diferentes materiais na área estética anterior

Póster > Casos clínicos > Prótese Fixa

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 12 Novembro , 16h00-17h00 – Ordem nº

Introdução

O caso clínico apresentado, descreve a reabilitação de dois Incisivos Centrais onde a abordagem conservadora de um, não foi possível no outro, devido á presença de reabilitações fixas prévias.

São discutidas as diferentes possibilidades de tratamento conservador e sustentadas as opções de tratamento escolhidas (Kokich 1993, Fradeani2006, Magne 2008).

É salientada a originalidade do caso, pelo facto de se puder comparar in vivo dois materiais diferentes como os compósitos e as cerâmicas (Edelhoff 2001, Karaagaclioglu 2008, Hatai 2008, Knight 2009), tendo ainda em consideração a previsibilidade a longo prazo.

É ainda visível a possibilidade de tratamentos multidisciplinares na área estética (dentisteria conservadora, prótese fixa e periodontologia), tendo como objectivo a harmonia do sorriso.

Com este caso se demonstra a importância de um correcto diagnóstico, planeamento e técnica, sendo de especial interesse clínico a demonstração das potencialidades dos materiais actuais ao serviço da Medicina Dentária.

Objectivo

Comparação in vivo, de dois materais diferentes (compósito nanoparticulado e cerâmica de disilicato de lítio).

Materiais

Descrição do planeamento, execução de preparação para coroa total cerâmica, execução de estratificação de compósito classe IV, gengivectomia, técnica de impressão (duplo fio, dupla consistência) e cimentação. Controlo a 12 meses. Resultados: A técnica de estratificação por diferentes camadas cerâmicas permite obter resultados estéticos e biomiméticos, comparáveis com a estratificação de compósitos.

Conclusão

O perfeito conhecimento das potencialidades dos novos materiais ao serviço da medicina dentária, potenciam o resultado final dos casos cuja estética e a função são mandatórias.