Superfícies oclusais com diferentes materiais – implicações em reabilitação oral

Póster > Casos clínicos > Prótese Fixa

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 12 Novembro , 16h00-17h00 – Ordem nº

Introdução e objectivos

A resistência ao desgaste por abrasão é uma das propriedades mais importantes dos materiais dentários (acrílico, cerâmica, metal), permitindo manter uma relação oclusal estável ao longo do tempo e, consequentemente, a longevidade das próteses dos pacientes parcial ou totalmente desdentados.

Situações clínicas distintas podem indicar diferentes materiais, além de poderem também levar a complicações como os desgastes dentários e as fracturas cerâmicas. O objectivo é a análise crítica, baseada na literatura científica recente (2001 a 2011), de reabilitações orais da nossa prática clínica nos quais se verificaram fenómenos de desgaste por abrasão dos dentes acrílicos e/ou naturais remanescentes e fracturas de restaurações cerâmicas, assim como alterações estéticas e funcionais.

Descrição

Os casos apresentados ilustram situações clínicas de reabilitações orais envolvendo materiais antagonistas como esmalte/acrílico, esmalte/cerâmica, acrílico/cerâmica, nos quais o material menos resistente sofre desgastes por abrasão, bem como fracturas cerâmica/cerâmica. É também levada em consideração a existência de hábitos parafuncionais, uma vez que são um factor de risco acrescido para a falência do material.

Conclusão

Na reabilitação com próteses dento ou implanto-suportadas deve-se ter em consideração os tipos de materiais que vão entrar em contacto oclusal, para evitar problemas a médio prazo. A necessidade de substituição regular de dentes de prótese envolve custos adicionais, o que deve ser explicado ao doente, com implicações financeiras que devem ser previamente planeadas.

Implicações clínicas

O desgaste dos dentes de prótese e/ou seus antagonistas tem grande interesse do ponto de vista clínico, dado que pode alterar a dimensão vertical de oclusão, que por sua vez pode conduzir a distúrbios craniofaciais, eficiência mastigatória reduzida, fadiga dos músculos mastigatórios, desconforto e prejuízo para a estética.