Reabilitação de um incisivo central com sistema LavaTM – caso clínico

Póster > Casos clínicos > Prótese Fixa

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 12 Novembro , 16h00-17h00 – Ordem nº

A Reabilitação de peças dentárias numa zona anterior é um desafio para qualquer Médico Dentista. A estética é o principal objectivo a alcançar, mas as implicações protéticas tornam-se mais difíceis de contornar quanto menor for o número de peças a Reabilitar.

Doente do sexo masculino, com 33 anos de idade, compareceu na consulta com descelamento da coroa do 1.1. Após observação clínica, constatou-se a desadaptação da coroa com ligeira fractura de cerâmica. Foi proposto ao paciente fazer uma nova coroa em zircónio (LavaTM 3M ESPE).

Para garantir o sucesso do tratamento foi necessário refazer o talhe, assim como a preparação dos tecidos moles com gengivectomia vestibular. Também procurou-se assegurar a perfeita adaptação da coroa provisória colocada. Para a obtenção de moldes utilizou-se silicone de adição (Elite Zhermack®) pela técnica de dupla mistura.

De seguida, os moldes foram enviados para o laboratório para leitura óptica pela Scanner LavaTM 3M ESPE. Devido à exigência estética do trabalho, houve um acompanhamento directo entre clínico, técnico e paciente. Após todos os ajustes e o trabalho finalizado, a coroa foi cimentada com o cimento RelyX Unicem™ 3M ESPE.

É sempre um desafio fazer uma coroa de um central, se formos criteriosos e se a comunicação entre clínico, técnico e doente for boa podemos chegar ao sucesso.