Pré-visualização estética – mock-up directo e indirecto… a propósito de um caso clínico

Póster > Casos clínicos > Prótese Fixa

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 12 Novembro , 16h00-17h00 – Ordem nº

Descrição do caso clínico

A previsibilidade do resultado final de um tratamento é essencial, sobretudo aquando do planeamento de uma reabilitação estética complexa.

Assim sendo, a utilização de técnicas de visualização prévia permite ao paciente uma avaliação prévia do resultado estético final, permitindo-lhe compreender melhor os objectivos do tratamento.

Este trabalho pretende descrever duas técnicas de mock-up, uma directa e outra indirecta, bem como as vantagens e desvantagens inerentes a cada um dos métodos, ilustrando os protocolos clínicos passo a passo.

Um paciente do sexo masculino com 37 anos compareceu à consulta de medicina dentária onde lhe foi diagnosticado discrepância dentodentária maxilar, diastema entre os incisivos centrais e entre o incisivo central esquerdo e o incisivo lateral esquerdo.

O paciente manifestou vontade em fechar os diastemas interdentários e melhorar esteticamente o seu sorriso, sem que para tal fosse necessário intervenção ortodôntica A recolha de dados envolveu: anamnese, exame clínico e radiográfico, modelos montados em articulador e fotografias. Foi efectuada a simulação da reabilitação mediante duas técnicas: Directa e Indirecta.

Discussão

O ensaio de diagnóstico intra-oral, ou mock up, directo e/ou indirecto é aconselhável para obter uma confirmação clinica da correcção das alterações previstas para a posição e dimensões dentárias.

Ambas as técnicas auxiliam o clínico na determinação da previsibilidade restauradora. A técnica indirecta apresenta a vantagem de ser mais precisa e estética e a desvantagem de ter que ser realizada em laboratório, com custos e tempos superiores.

Conclusão

As técnicas de pré-visualização estética possibilitam ao clínico programar os resultados estéticos e funcionais mais adequados caso a caso, bem como determinar a previsibilidade da reabilitação.

Adicionalmente, auxiliam na avaliação, decisão e compreensão pelo paciente dos objectivos do tratamento a realizar.