Cirurgia periodontal estética em reabilitação multidisciplinar – caso clínico

Póster > Casos clínicos > Periodontologia

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 12 Novembro , 16h00-17h00 – Ordem nº

Introdução

A periodontologia é parte da solução de certos desafios estéticos na medicina dentária actual. Em certos casos assume uma importância de tal forma fulcral que, se ignorada, compromete definitiva e determinantemente o resultado final quer estético quer clínico.

Desta forma, outras disciplinas como por exemplo a Prótese Fixa, a Implantologia e a Dentisteria estética devem incluir nos seus planos de tratamento técnicas cirúrgicas periodontais que permitam atingir o máximo potencial estético do sorriso.

São exemplos disso o Enxerto de Conjuntivo em torno de dentes ou implantes, Aumento de Coroa Clínica no sorriso gengival, correcção dos zénites no sextante anterior em prótese fixa, Recobrimento Radicular em recessões gengivais, etc. O caso clínico apresentado tem como objectivo demonstrar esta importância num tratamento multidisciplinar envolvendo Prótese fixa e Dentisteria Estética.

Descrição do caso

Paciente do sexo feminino com 39 anos apresenta-se na primeira consulta para reabilitação da arcada superior para substituição das peças dentárias 14, 16, 24, 25, 26.

Após discussão com a mesma optou-se por efectuar a reabilitação com próteses fixas metalo-cerâmicas.

No entanto foi sugerido também à paciente o aperfeiçoamento do contorno gengival antero-superior, restaurações estéticas nos dentes conóides 12 e 22 e o aumento de gengiva queratinizada nas recessões dos dentes 31 e 41 ao que a paciente aceitou.

Implicações clínicas

Portanto, ao elaborar um plano de tratamento assertivo e rigoroso devem-se sempre ter em conta as ferramentas que a cirurgia periodontal estética proporciona, as suas potencialidades e limitações para que deste modo se construa a base de um tratamento ideal.