Mucocelo de extravasamento: a propósito de um caso clínico

Póster > Casos clínicos > Patologia Oral

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 12 Novembro , 14h30-15h30 – Ordem nº

Descrição do caso clínico

Paciente do sexo masculino, com 29 anos, caucasiano, foi encaminhado pelo seu médico dentista para observação na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto devido a permanência de tumefacção intra e extra-oral no lado direito.

Segundo descrição do paciente a lesão surgiu em Janeiro de 2010 e ocasionalmente aumentava e diminuía de forma pouco significativa.Após acurada história clínica classificou-se o paciente ASA I e verificou-se que não havia factor etiológico evidente.

Na exploração intra-oral observa-se tumefacção na mucosa jugal direita, bem delimitada, flutuante à palpação, forma oval, textura lisa e assintomática. Suspeitando-se de um cisto dermóide ou cisto associado a glândula salivar foi realizada uma biópsia excisional em que o respectivo estudo anátomo-patológico revelou o diagnóstico de mucocelo de extravasamento.

Discussão

Mucocelo é definido com o termo clínico que abrange o fenómeno de extravasamento ou retenção de muco nos ductos das glândulas salivares menores, com localização mais frequente no lábio inferior.

A literatura descreve diferentes abordagens terapêuticas incluindo a excisão completa e dissecação, marsupialização, remoção com laser, crioterapia, e injecção intra lesional de corticóides ou ácido gama-linolênico. Segundo Baurmash et al (2003) o procedimento cirúrgico é a opção mais frequente e depende de vários factores nomeadamente o tamanho, localização e acesso.

Yague-Garcia et al (2005) e Huang et al (2007) defendem que a remoção com laser de CO2 representa uma técnica previsível e com menos complicações pós-operatórias. De acordo com as caracteristicas da lesão do caso clinico apresentado, nomeadamente o facto de ser uma lesão única optou-se pela excisão completa

Conclusão

No controlo pós-operatório o paciente apresentou dor ligeira e parestesia transitória. O tratamento com laser CO2 parece ser uma boa alternativa para casos futuros semelhantes.