Laser CO2 em odontopediatria

Póster > Casos clínicos > Odontopediatria

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 12 Novembro , 14h30-15h30 – Ordem nº

Descrição do caso clínico

Paciente do sexo feminino com 7 anos de idade, apresentou-se à consulta no Serviço de Estomatologia e Medicina Dentária do Hospitial Nossa Senhora da Conceição em Valongo – Porto como consulta de rotina.

O paciente possuía um dente decíduo que necessitava de pulpotomia devido a lesão de doença cárie (Lesão S3p de Reidier).

O dente não possuía lesão de furca, mobilidade, ou dor a percussão, a rizalise não ultrapassava o terço apical da raiz e o paciente não apresentava qualquer condição médica que comprometesse a intervenção.

Foi realizada uma pulpotomia com laser CO2 10600nm DEKA®.

Discussão

O Laser CO2 possui caracteristicas compativeis com a intervenção cirurgica supramencionada um tempo operatório mais reduzido, boa aceitação por parte do doente, desinfecção da da polpa remanescente, formando um plug 0,4 mm por carbonificação.

Conclusão

Este trabalho mostra que o laser CO2 apresenta-se como uma alternativa a ponderar nas pulpotomias. O paciente aceita prontamente o laser e não considera uma intervenção invasiva.

Devido aos trabalhos escassos sobre o tema e perante o resultado obtido, os autores consideram que esta intervenção requer estudos mais extensivos.