Avaliação das forças exercidas por um instrumentista de sopro nos dentes anteriores

Póster > Casos clínicos > Oclusão

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 12 Novembro , 14h30-15h30 – Ordem nº

Introdução

Há uma especificidade do padrão neuromuscular associado ao complexo crânio-cérvico-mandibular do trombonista durante a sua performance musical com a realização de movimentos de protrusão e retrusão mandibular.

Objectivos

Avaliar as forças exercidas pelo instrumentista de sopro durante a performance musical a nível dos dentes anteriores.

Materiais e métodos

Foi efectuado um registo das pressões com 2 Sensores de força piezo resistivos de uma lb/sqi do tipo Flexiforce Tekscan, que foram colados ao bucal, na zona correspondente aos incisivos centrais.

O músico realizou registos graves e agudos, que foram captados por um amplificador de sinal da ST Microelectronics e um módulo de aquisição de dados NI USB 6008.

Realizou-se ainda a captação de imagens termográficas da região peri-oral com uma câmara termográfica Flir® A325.

Resultados

Valor de força máxima aplicada num dos sensores durante um registo agudo foi de 382g. Há diferenças a nível dos registos graves e agudos, sendo registado um valor médio de 81gr num dos registos graves e um valor médio de 190g noutro registo agudo. As forças aplicadas a nível do incisivos centrais não são simétricas, em 61,1%, de tempo do ensaio, a diferença é maior que 30g num registo agudo.

Quanto a termografia verificou-se um aumento da temperatura de 2Cº, desde do momento inicial de repouso até ao fim dos ensaios, correspondente as áreas de pressão.

Conclusões

Os músicos estão sujeitos a actividades parafuncionais, com movimentos repetitivos, que exercem cargas em posições que podem ser nocivas, durante a actividade musical que por vezes chegam a mais de três horas de estudo diárias.

Implicações clínicas

É importante realizar um diagnóstico diferencial para perceber a causa da rotação dentária que o trombonista apresenta a nível do dente 1.1, para que seja realizado o tratamento adequado.