Indicações e limitações da colocação imediata de implantes – caso clínico

Póster > Casos clínicos > Endodontia

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 12 Novembro , 11h30-13h00 – Ordem nº

Introdução

A colocação imediata de implantes está bem documentada na literatura científica e os dados apontam para uma taxa sucesso quase similar à da colocação retardada. As inovações nas técnicas e materiais de regeneração óssea guiada permitiram aumentar os casos onde é possível aplicar esta técnica.

Contudo, existem indicações clínicas que devem ser respeitadas de modo a obter um resultado satisfatório.

Descrição do caso

O objectivo deste poster é relatar um caso clínico no qual foi decidido optar pela colocação imediata de implante no alvéolo pós-extraccional com reabilitação protética provisória imediata de modo a manter a arquitectura gengival, diminuir o número de intervenções cirúrgicas e o espaço de tempo entre a extracção dentária e a reabilitação protética final.

Conclusão

Segundo a literatura científica, é possível obter resultado satisfatório com a cirurgia de colocação imediata de implantes. No entanto, devem-se levar em consideração as indicação de utilização desta técnica e respeitar os casos em que está contra-indicada.

As principais vantagens da colocação imediata de implantes consistem na possibilidade de manutenção da arquitectura dos tecidos duros e moles, maximizando o resultado estético.

Permite ainda a diminuição do número de fases cirúrgicas e do tempo total de tratamento, além de proporcionarem ao doente um imediato benefício estético.