Reabilitação total de maxila atrófica com aloenxertos ósseos frescos-congelados

Póster > Casos clínicos > Implantologia

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 12 Novembro , 11h30-13h00 – Ordem nº

Descrição do caso clínico

A atrofia maxilar severa em pacientes desdentados totais, constitui indicação para a reconstrução do volume ósseo perdido previamente à instalação de implantes endo-ósseos.

Técnicas como a aplicação de blocos ósseos “onlay” e elevação sinusal pela técnica da janela lateral têm sido descritas como opções de reabilitação de maxilares atróficos. Com o crescimento mundial dos Bancos de Tecidos Humanos , os aloenxertos ósseos têm tido uma procura crescente.

Pretendeu-se avaliar clínica e histologicamente a aplicação de aloenxertos ósseos frescos-congelados na reconstrução de uma maxila atrófica com vista sua reabilitação protética implanto-suportada. Paciente feminina, 46 anos, com atrofia severa da maxila, necessitando de aumento de volume da crista óssea.

Foram aplicadas duas técnicas de aumento de volume ósseo : fixação de quatro blocos ósseos alógenos corticais “onlay” e elevação bilateral da membrana de Schneider pela técnica da “janela lateral” e preenchimento com partículas de aloenxerto ósseo.

Após um período de cicatrização de 6 meses, foi realizada biópsia óssea para análise histológica, e instalados na crista alveolar oito implantes endo-ósseos (Vulcano, Conexão, São Paulo, Brasil), com torques de instalação de 30 Ncm.

Discussão

O presente caso clínico apresentava reabsorção severa da maxila não permitindo a instalação de implantes dentários sem reconstrução do processo alveolar com enxertos ósseos.

Apesar do osso autógeno ser considerado o “Gold Standard “ na reconstrução óssea pré-implantar, os aloenxertos ósseos frescos-congelados apresentam como vantagens adicionais: ausência cirúrgica da zona dadora, menor tempo operatório, maior disponibilidade e maior conforto para o paciente.

Conclusão

Este caso sugere que os aloenxertos ósseos frescos-congelados provenientes de Bancos de Ossos constituem uma alternativa válida nas reabilitações de maxilas atróficas com as técnica “onlay” e “inlay”. Os aloenxertos ósseos frescos-congelados apresentaram boa incorporação histológica no leito