Instalação imediata de implante unitário com regeneração óssea guiada simultânea – fase cirúrgica

Póster > Casos clínicos > Implantologia

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 12 Novembro , 11h30-13h00 – Ordem nº

Descrição do caso clínico

A prática clínica em implantologia oferece desafios que actualmente são ultrapassáveis pela aplicação de várias técnicas e materiais. Um dos maiores desafios consiste em ultrapassar defeitos ósseos originados por traumatismos ou patologias quísticas.

A instalação imediata de implantes em alvéolos pós-extraccionais, permite reduzir o número de cirurgias bem como a duração do tratamento de reabilitação. Neste caso clínico pretende-se avaliar a instalação imediata de um implante unitário em alvéolo pós-extraccional maxilar associado a regeneração óssea guiada de loca quística com osso autógeno e Sulfato de cálcio bifásico.

Paciente masculino, 57 anos, apresenta dente 2.2 com lesão quística apical associada, necessitando de exodontia e reabilitação do espaço desdentado. Após exodontia e enucleação do quisto foi instalado implante ( Master screw, 3,75x21mm, Hex. Ext., Conexão, Brasil).

A loca quística e alvéolo foram preenchidos com osso autógeno colectado do ramo da mandíbula e recoberto com Sulfato de cálcio bifásico (BondBone TM, MIS). Sobre a zona enxertada foi colocada membrana de colagénio (CollaCote® Zimmer ). Foi realizado retalho rodado palatino para encerramento completo do alvéolo. Não foram observadas complicações pos-operatórias.

Discussão

A instalação imediata de implante permitiu reduzir o número de fases cirúrgicas. Foi instalado um implante de 3,75X21mm por forma a obter estabilidade primária adequada. A aplicação de Sulfato de cálcio bifásico sobre o osso autógeno permite preencher o espaço livre e eventualmente diminuir a reabsorção do autoenxerto. O volume ósseo poderá ser parcialmente mantido possibilitando assim bons resultados estéticos.

Conclusão

Este caso sugere que zonas maxilares correspondentes a um dente, com grandes defeitos ósseos, podem ser reabilitadas numa só fase cirúrgica através da instalação simultânea de implante unitário e regeneração óssea guiada.