All-on-4 NobelGuideTM com retalho para reabilitação do maxilar inferior: caso clínico

Póster > Casos clínicos > Implantologia

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 12 Novembro , 11h30-13h00 – Ordem nº

Descrição do caso

Um paciente do sexo masculino, saudável, com 70 anos, dirigiu-se à clínica com queixas de mobilidade e falta de retenção de ambas as próteses, decorrentes da reabsorção óssea subjacente. Pretendia obter uma reabilitação fixa implanto-suportada que obedecesse aos seus requisitos estéticos e funcionais.

Após avaliação clínica e radiográfica verificaram-se todas as condições necessárias à realização da cirurgia seguindo o conceito All-on-4TM através do protocolo Nobel GuideTM: volume ósseo suficiente, linha de sorriso baixa e abertura da boca superior a 50mm.

No entanto, existiam menos de 5mm de gengiva queratinizada vestíbulo-lingual na mandíbula. O objectivo deste caso clínico foi demonstrar a técnica cirúrgica para preservação de tecido queratinizado na reabilitação do maxilar inferior, utilizando o conceito All-on-4TM com o sistema Nobel GuideTM.

Foi preparada uma guia cirúrgica, após planeamento por computador usando o software NobelGuideTM Procera®. Quatro implantes Nobel Speedy Groovy RP de 15 milímetros foram colocados de acordo com o protocolo All-on-4 TM, sendo colocada uma prótese acrílica imediata implanto-suportada.

Discussão

Foi utilizado o protocolo NobelGuideTM modificado – abordagem com elevação de retalho – permitindo a preservação de tecidos queratinizados. O sucesso dos implantes foi testado de acordo com os critérios de estabilidade clínica e função sem qualquer desconforto e ausência de supuração ou infecção aos 10 dias, 2, 4, 6 e 12 meses pós-cirúrgicos. Não foram observadas áreas radiolúcidas em torno dos implantes.

Conclusão

Quando existe uma adequada selecção de um paciente e um bom planeamento cirúrgico, o uso do conceito All-on-4TM seguindo o protocolo NobelGuideTM apresenta-se vantajoso. O tempo necessário para a realização da cirurgia é reduzido, quando comparado com outros métodos, tornando-se por isso mais cómodo para o paciente, uma vez que se trata de um acto cirúrgico menos invasivo.

A técnica modificada com retalho permite manter o tecido queratinizado em redor dos implantes.