Aplicações do CBCT em endodontia – a propósito de um caso clínico

Póster > Casos clínicos > Endodontia

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 12 Novembro , 11h30-13h00 – Ordem nº

Descrição do caso clínico

Paciente do sexo feminino, raça caucasiana, com 57 anos, foi enviada para o departamento de endodontia para proceder-se ao tratamento endodontico não cirúrgico (TENC) do dente #24, por requisito protético.

Realizaram-se radiografias periapicais iniciais, procedendo-se de seguida ao início do TENC. Após abertura da cavidade de acesso e desgastes compensatórios encontraram-se dois canais.

Devido ao posicionamento do canal vestibular suspeitou-se de um terceiro canal. Foi pedida uma tomografia computorizada de feixe cónico (CBCT).

Após avaliação do mesmo identificou-se o terceiro canal. Procedeu-se à preparação química e mecânica sistema de canais e de seguida à sua obturação.

Discussão

Na radiologia intra-oral, um objecto tridimensional está comprimido numa imagem bidimensional em que o observador recria mentalmente as três dimensões. Esta recriação pode ser difícil mesmo obtendo radiografias de ângulos diferentes.

O CBCT foi desenvolvido para obter informação tridimensional não distorcida, bem como imagens tridimensionais de dentes e tecidos circundantes. Isto é alcançado com recurso a um nível de radiação substancialmente inferior à tomografia computorizada convencional (CT).

O conhecimento da anatomia dentária e do sistema de canais radiculares é de extrema importância para o sucesso do TENC.

Os primeiros pré-molares maxilares têm usualmente uma raiz palatina e uma vestibular, mas variações do número de raízes e da anatomia canalar não são incomuns. Estas variações podem influenciar a abordagem endodôntica.

Conclusão

O exame radiológico é essencial no diagnóstico e tratamento de doença de origem endodôntica. Actualmente é limitado a duas dimensões nas radiografias periapicais.

A informação a três dimensões da anatomia dentária e das estruturas adjacentes não é inequivocamente perceptível, mesmo com boas técnicas de paralelismo.

O CBCT mostra-se providencial, efectivo e uma solução para todos estes problemas, mudando o diagnóstico e a forma como o sucesso do tratamento endodontico é avaliado.