Implicações na reabilitação de dente fusionado com transposição – caso clínico

Póster > Casos clínicos > Endodontia

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 12 Novembro , 11h30-13h00 – Ordem nº

Introdução

A Fusão dentária ocorre pela união de dois germens, podendo ser completa ou incompleta dependendo do momento em que ocorre no desenvolvimento dentário. Com a apresentação de um caso clínico pretendemos demonstrar a complexidade do sistema canalar de um dente fusionado e a dificuldade e implicações do seu tratamento endodôntico.

Descrição caso clínico

Paciente do sexo feminino de 21 anos apresentava transposição do dente “2.6” e fusão com dente “2.4”, com tratamento endodôntico insatisfatório e lesão periapical. Realizou-se o retratamento utilizando o sistema Protaper® na instrumentação e uma associação de técnicas termoplásticas na obturação.

Discussão

O dente referido apresentava marcadas alterações anatómicas visíveis na observação direta e nos raios X efetuados. Apesar de serem visíveis duas coroas, apresentava um só sistema canalar.

O diagnóstico incorreto que não valorize as alterações anatómicas leva a que o tratamento não seja adequado, propiciando o insucesso clínico.

Conclusão

A singularidade da anatomia radicular de dentes fusionados requer cuidados especiais no diagnóstico e tratamento endodôntico. A complexidade do tratamento exige que seja executado por um profissional diferenciado. O retratamento efectuado permitiu uma obturação mais hermética aumentando a previsibilidade da manutenção do dente.

Palavras-chave

Fusão; transposição; retratamento.