Soluções estéticas não-invasivas com resinas compostas – caso clínico

Póster > Casos clínicos > Dentisteria Operatória

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 12 Novembro , 09h00-10h30 – Ordem nº

Descrição do caso

Paciente de sexo feminino, 27 anos, com desejo de melhoria estética do sorriso. Apresentava: apinhamento moderado, agenesia do incisivo lateral esquerdo superior, desvio da linha média, desarmonia no contorno das margens incisais e gengivais. Não apresentava condicionantes médicas ou dentárias relevantes.

Uma vez rejeitada a hipótese de movimentação ortodôntica, foi elaborada uma simulação intra-oral (mock-up) para avaliar a possibilidade de melhorias aditivas e, portanto, não invasivas.

Optou-se pela aplicação resinas compostas de aplicação directa. O prognóstico seria favorável já que a paciente apresentava excelentes condições estruturias para adesão, boa higiene e um risco funcional reduzido.

Nos dentes 12, 23 e 24 utilizaram-se resinas com diferentes graus de translucidez assim como corantes.

Particular atenção foi dispensada na implementação de pormenores anatomicos e de textura em harmonia com os dentes adjacentes de modo a proprocionar uma integração natural. As guias funcionais pre-existentes foram preservadas.

Discussão

Neste caso, tal como diversos autores têm demonstrado, as resinas compostas permitiram obter um bom resultado estético e funcional.

O comportamenteo estético e funcional das resinas compostas é limitado a médio/longo prazo.

No entanto a facildade de reparação e polimento assim como a preservação estrutural tornam estes tratamento indicados num vasto universo de pacientes.

Conclusões

Um dos desafios dos tratamentso estéticos não invasivos reside na capacidade da equipa diagnosticar, simular e comunicar verbalmente, através de imagens ou recorrendo a simulações (mock ups), todas as possibildiades disponíveis.

As abordagens não invasivas apresentam a vantagem de preservação estrutural, fundamental para a sobrevivência a longo prazo da peça dentária como vários estudos demonstram.

Por outro lado a reversibilidade destes tratamentos não exclui outras abordagens futuras. As resinas compostas permitem, em muitos casos, uma optimização estética não invasiva do sorriso com um bom comportamento a médio prazo.