Avaliação dos padrões macro – estéticos em dentisteria operatória: com base num caso clínico

Póster > Casos clínicos > Dentisteria Operatória

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 12 Novembro , 09h00-10h30 – Ordem nº

Introdução

Graças aos avanços na tecnologia adesiva e propriedades das resinas compostas é possível criar restaurações esteticamente agradáveis, pela técnica incremental, dando à restauração um aspecto natural e harmonioso sem desgaste acrescido da estrutura dentária.

Para que as restaurações sejam consideradas estéticas é essencial que obedeçam a determinados requisitos, tanto em relação à face como linha do sorriso e lábios.

Devem também estar em conformidade com os dentes adjacentes, no que diz respeito à proporção, tamanho, forma, textura, cor, bordo incisal, inclinação axial, contorno gengival e ameias interproximais.

Descrição do caso

Paciente do sexo feminino, 17 anos de idade, saudável, recorreu à Clínica Universitária da UCP, para consulta de rotina onde se verificou o compromisso estético nos dentes 1.1 e 2.1.

Após exame clínico e radiográfico, foram observadas restaurações extensas em resina composta com cárie secundária e pinos dentários.

Estas restaurações não respeitavam os parâmetros estéticos referidos anteriormente e com o consentimento informado propôs-se à paciente reabilitação integrada devolvendo a forma e estética perdida.

Discussão e conclusão

A restauração de dentes anteriores implica o conhecimento dos princípios básicos estéticos, bem como das propriedades dos materiais usados e da sua técnica de aplicação.

Com o recurso à técnica de estratificação e a uma abordagem conservadora e meticulosa conseguiu-se a partir do conhecimento dos critérios macro-estéticos obter um resultado harmonioso, funcional e natural.

Palavras-chave

Critérios macro-estéticos dentisteria, restaurações estéticas, resinas compostas.