Laser CO2 vs Er:YAG – cirurgia tecidos moles

Póster > Casos clínicos > Cirurgia oral

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 12 Novembro , 09h00-10h30 – Ordem nº

Paciente sexo feminino 21 anos de idade enviada à consulta de Medicina Dentária do Hospital de Valongo pelo Médico de família, apresentando dor na área do trígono retromolar e ausência de patologias diagnosticadas.

Verificou-se inflamação do capuz mucoso da zona do ultimo molar de ambos os quadrantes inferiores. Foi realizada uma Ortopantomografia para complementar o diagnóstico de pericoronarite associada aos dentes 3.8 e 4.8, sendo esta uma condição com bom prognóstico.

A ulectomia foi realizada com laser CO2 do dente 3.8 e laser ER:YAG no dente 4.8. A realização de ulectomias com recurso a dois laser distintos no mesmo paciente, mesmo estado imunitário e o mesmo tempo operatório é uma oportunidade única para avaliar as vantagens e desvantagens de cada uma das técnicas.

Foram tidas em consideração as reações do paciente perante os procedimentos cirúrgicos com laser e avaliação das complicações intra e pós operatórias. Tanto o laser CO2 como o Er:YAG são dois excelentes instrumentos na realização de ulectomias.

O laser Er:YAG apresentou neste estudo um melhor pós operatório. Mais investigações são necessárias para avaliar de uma forma mais fidedigna as vantagens e desvantagens de cada tipo de laser.