A influência genética da doença periodontal em gémeos monozigoticos

Póster > Revisão > Periodontologia

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 11 Novembro , 17h30-18h30 – Ordem nº

Universidade do Porto

Objectivo

A doença periodontal é uma doença multifactorial provocada pela acção bacteriana mas altamente influenciada por factores considerados de risco, tais como os factores genéticos e ambientais.

O objectivo desta revisão bibliográfica consiste em avaliar a possível influência genética da doença periodontal em adultos.

Existem na literatura alguns estudos realizados com gémeos homozigóticos que avaliam essa influência na progressão da doença periodontal.

Material e métodos

Mediante a utilização de critérios Mesh usando as palavras-chave: “Twins, Monozygotic” and “Periodontitis”, no motor de busca Pubmed, foram encontrados 9 artigos. Em virtude do reduzido número de trabalhos encontrados entendeu-se não delimitar mais a pesquisa inicial.

Resultados

Dos 9 artigos seleccionados excluíram-se 3: 2 deles por se tratarem de “case report” e 1 por se referir a periodontite pré-puberal, que não é o objectivo deste trabalho.

Conclusão

Todos os estudos indicam que os factores genéticos desempenham uma maior influência na doença periodontal do que anteriormente previsto. Mais estudos serão necessários de modo a se chegar a uma conclusão mais definitiva sobre a importância dos factores genéticos.