Eficácia do cloreto de cetilpiridínio na inibição de placa bacteriana – revisão bibliográfica

Póster > Revisão > Periodontologia

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 11 Novembro , 17h30-18h30 – Ordem nº

Universidade do Porto

Introdução e objectivos

A placa bacteriana é um biofilme que se forma naturalmente nas superfícies dentárias e que pode ser controlado através de uma boa higiene oral. A Clorohexidina (CHX) é o “gold standard” na inibição de placa bacteriana. O Cloreto de Cetilpiridínio (CPC) tem vindo a ser utilizado quer associado à CHX, quer como ingrediente principal.

Nesta revisão pretende-se responder à questão: O CPC por si só é eficaz na inibição de placa bacteriana?

Métodos

Pesquisa na base primária Pubmed utilizando as palavras chave “CPC OR Cetylpyridinium chloride OR Cetyl pyridinium chloride OR Cetylpyridinium OR Cetyl pyridinium”, accionaram-se os limits “Published: in the last 10 years; Type of article: Meta-Analysis, Randomized Controlled Trial, Review; Languages: English, French, Spanish, Portuguese; Species: Humans; Subsets: Dental Journals”.

Critérios de inclusão

Estudos in vivo, pacientes saudáveis com idade ≥ 18 anos, CPC como ingrediente activo. Critérios de exclusão: estudos em que se mantinham formas mecânicas de eliminação de placa bacteriana, falsos ensaios clínicos randomizados e protocolos com mais do que 7 dias de observação clínica.

Resultados

Dos 5 estudos revistos, 2 comparam 0,07% CPC vs placebo, 2 comparam 0,05% CPC vs placebo e 1 estudo compara 0,05% CPC vs 0,1% CPC vs placebo, todos demonstraram eficácia do CPC na inibição de placa bacteriana quando comparados com placebo.

Conclusões

A evidência existente demonstra que colutórios contendo CPC são eficazes na inibição de placa bacteriana, no entanto mais estudos são necessários. A variedade de protocolos é um dos factores que não permite que existam meta-análises.

Implicações clínicas

É importante a investigação de todos os compostos que se mostrem eficazes na inibição de placa bacteriana para melhor prevenção de patologias orais.