Carcinoma das células basais – revisão bibliográfica a propósito de um caso clínico

Póster > Revisão > Patologia Oral

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 11 Novembro , 17h30-18h30 – Ordem nº

Introdução

O carcinoma basocelular (CBC) origina-se nas células basais da epiderme. Representa 80% dos casos de neoplasia da pele, com maior prevalência na face (70%), sendo a proporção homem:mulher de 2:1.

Apresenta crescimento lento, raramente metastiza (0,028-0,55%) e tem menos de 0,1% de mortalidade.

A sua etiologia tem vários factores sendo o mais descrito a lesão do ácido desoxirribonucléico pela exposição solar.

Clinicamente as lesões primárias são translúcidas, com bordos elevados, cobertos por epiderme fina, visualizando-se vasos sanguíneos dilatados. As lesões podem evoluir para nódulos, úlceras e por fim áreas queratóticas.

Objectivo

Proporcionar um conhecimento acerca do seu diagnóstico para efectuar uma detecção precoce e prevenir o seu estabelecimento e desenvolvimento.

Materiais e métodos

Pesquisa através dos motores de busca “Med-line” e “B-on”, artigos de revisão e meta-análises entre os períodos de 2007 a 2011, usando como palavras-chave “Basalioma” e “Cancro de pele”.

Resultados e conclusões

Este poster relata o caso de um paciente do sexo masculino, com mais de 60 anos, com carcinoma da face, observado numa consulta de medicina dentária.

A literatura descreve que o CBC subdiagnosticado e não tratado ao desenvolver-se, vai provocar destruição local e desfiguração. A probabilidade de desenvolver CBC aumenta com a idade, sendo raramente encontrado em pacientes com idade inferior a 40 anos. O prognóstico é excelente, com uma taxa de sobrevida de quase 100%.

Pacientes que sejam diagnosticados com CBC têm 35% de probabilidade de desenvolverem outra neoplasia num período de 3 anos e uma probabilidade de 50% de desenvolverem outro BCC (não recorrente) num período de 5 anos.

A detecção precoce dos sinais e sintomas do CCB permite reconhecer a doença num estadio inicial e durante um exame extra-oral, reduzindo o risco de recorrência, com melhores resultados cosméticos e prevenindo a destruição de tecidos adjacentes.