Mensuração de dor em odontopediatria

Póster > Revisão > Odontopediatria

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 11 Novembro , 17h30-18h30 – Ordem nº

Universidade do Porto

Introdução

A dor pediátrica compreende uma ontogénese multidimensional, sendo a sua subjectividade sustentada pela Associação Internacional para o Estudo da Dor, que a define como “experiência desagradável de natureza emocional ou sensorial, que está associada a uma lesão tecidular real ou potencial ou é descrita em função dessa lesão”.

Na criança, a compreensão da dor e a sua capacidade para a descrever, sofre modificações segundo uma sequência de desenvolvimento previsível, o que dificulta a sua avaliação. Esta última constitui os alicerces do seu tratamento, o que torna a sua mensuração, um desafio e uma necessidade tanto a nível clínico como de investigação.

Objectivos

Averiguar as escalas de auto-avaliação de dor pediátrica actualmente preconizadas, quais os benefícios da sua aplicação e suas limitações.

Métodos

Pesquisa bibliográfica na base de dados Pubmed com palavras-chave “pain measurement” e “pain scale”. Os limites impostos foram: língua inglesa, francesa, espanhola e portuguesa, idades entre 2-18 anos, 2006-2011 e resumo disponível. Foram seleccionados os artigos que mencionassem instrumentos de auto-avaliação de dor em crianças ou que referissem a aplicação de pelo menos um destes instrumentos. Os critérios de exclusão empregues foram inexistência do artigo para leitura integral na biblioteca da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto e estudos que não compreendessem as idades estipuladas.

Resultados e conclusões

A dor é considerada um sinal vital que deve ser avaliado e mensurado. Os instrumentos para sua auto-avaliação solicitam uma articulação entre dor e experiência da mesma, favorecendo a adequação da conduta terapêutica.

Estes instrumentos são de aplicação fácil, porém implicam limitações; dependem da competência social, cognitiva e comunicativa da criança e do contexto em que são aplicados.

Implicações clínicas

Os instrumentos para mensuração de dor em Odontopediatria são essenciais para a modulação da mesma que, em última análise, influenciará o sucesso do tratamento.