Dentífricos fluoretados na prevenção de cárie dentária em crianças/adolescentes – revisão sistemática

Póster > Revisão > Odontopediatria

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 11 Novembro , 17h30-18h30 – Ordem nº

Universidade de Coimbra

Introdução

A utilização dos dentífricos fluoretados (DF) constitui um dos meios mais eficazes na prevenção da cárie, persistindo algumas questões em aberto.

Objectivo

Avaliar como a concentração de fluoretos (CF) nos dentífricos, a idade de início e a frequência da escovagem influenciam a prevenção da cárie e o aparecimento de fluorose.

Métodos

Pesquisa sistemática em fontes primárias/secundárias: EBSCOhost, Pubmed/MEDLINE, LILACS, The Cochrane Library, EBD, JEBDP, ADA-CEBD™ e Evidentista entre 2005-2011; idiomas: inglês/português/espanhol; palavras-chave: fluoride toothpaste/dentifrice, children/infants, pædiatric/pediatric/pediatrics dentistry, dental cáries/caries/decay prevention, fluorosis.

Critérios de inclusão

Publicações de nível de evidência ≥2a (CEBM-Oxford 2009); estudos com períodos de avaliação ≥12 meses, recall-rate >80% e populações ≤16 anos, abordando as questões em estudo. Da pesquisa inicial resultaram 146 publicações, filtradas para 16 referências após aplicação dos critérios de inclusão.

Resultados

A fracção prevenida da incidência de lesões cariosas foi, em média, 24% para CF=1000-1250ppm e 36% (IC-95%) para concentrações=2400-2800ppm (comparações com placebo). Parece haver uma redução na ocorrência de fluorose quando a escovagem com DF se inicia após os 12 meses (OR=0,70), o que não se verificou nos 24 meses (estudos inconsistentes: ORs de 0,29-0,92).

Não se verificou nenhuma associação significativa entre a frequência de escovagem e fluorose. Estudos clínicos aleatorizados/randomizados associam uma maior CF dos dentífricos com aumento do risco de fluorose, não corroborado pelos estudos transversais.

Conclusões

A evidência científica disponível suporta o uso de DF na prevenção da cárie em crianças/adolescentes apenas para CF≥1000ppm. A evidência disponível (baixo nível) indica que o início da escovagem com DF em crianças com 6anos.