Evolução dos implantes curtos

Póster > Revisão > Implantologia

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 11 Novembro , 14h30-16h00 – Ordem nº

Universidade Fernando Pessoa

Introdução

Os implantes dentários curtos cada vez mais representam uma opção de tratamento previsível, e a sua principal indicação reside na possibilidade de evitar técnicas cirúrgicas invasivas.

Objectivo

Avaliar a previsibilidade dos implantes curtos como opção reabilitadora. Materiais e Métodos: Foi efectuada uma pesquisa bibliográfica na Pubmed, usando como palavras de chave: “short dental implant; literature; dental implants; placed in posterior mandible; placed in posterior maxilla”, com os seguintes critérios de inclusão: artigos publicados nos últimos 10 anos, escritos em inglês, e os seguintes tipos de estudos: Ensaios clínicos randomizados, Meta-análises e Casos clínicos.

Resultados

A pesquisa resultou num conjunto de 93 artigos. Destes, depois de lidos os abstract foram seleccionados 14 artigos por cumprirem os critérios de inclusão previamente estipulados.

Conclusão

Os primeiros resultados clínicos relacionados com a utilização de implantes curtos não se apresentaram muito promissores.

Contudo, com o decorrer dos anos, verificou-se que a sua utilização começou a apresentar taxas de sucesso cada vez mais elevadas sugerindo que as técnicas cirúrgicas adaptadas à densidade óssea, o tratamento de superfície dos implantes e uma selecção mais criteriosa dos casos clínicos podem influenciar positivamente os resultados.

Implicações clínicas

Aplicações terapêuticas que utilizam técnicas mais conservadoras em comparação com técnicas cirúrgicas mais invasivas.