Impacto da sobrecarga oclusal no osso peri-implantar

Póster > Revisão > Implantologia

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 11 Novembro , 14h30-16h00 – Ordem nº

Universidade do Porto

Introdução

O processo de osteointegração pode ser prejudicado por uma variedade de factores associados com trauma cirúrgico ou durante a preparação do leito implantar, podendo resultar na necrose do tecido em fases precoces da cicatrização, levando à perda do implante.

Geralmente, estas falhas de implantes são referidas como falhas iniciais e geralmente não são encontrados para além de um período de 3-6 meses após a instalação do implante.

No entanto, as causas de complicações tardias nos implantes, que levam à falha, ou seja, a desintegração após carga funcional, ainda estão em investigação (Heitz-Mayfield et al. 2004).

A relação entre sobrecarga oclusal e perda óssea peri-implantária é um tema controverso na reabilitação com implantes. A relação causal entre a perda óssea marginal peri-implantar e sobrecarga oclusal ainda não está de todo estabelecida (Misch, 2005). Objectivo: O objectivo da presente revisão é expor a influência e efeito da sobrecarga na longevidade de implantes dentários e osso peri-implantar.

Métodos

Foi realizada uma pesquisa na pubmed com a seguinte combinação de palavras: (((dental) AND implant) AND overload) AND occlusal. A pesquisa foi restringida às meta-analises, ensaios clínicos randomizados e revisões sistematizadas realizados nos últimos 10 anos, em Inglês.

Resultados

Usando a combinação de palavras-chave foram encontrados nove artigos. Após leitura dos artigos, três foram rejeitados por não se enquadrarem na revisão, permanecendo seis artigos pois eram válidos para esta revisão bibliográfica.

Conclusões e implicações clinicas

A sobrecarga oclusal permanece um tópico de grande discórdia na comunidade científica, pois se por um lado existem vários estudos que envolvem a perda de osso peri-implantar com a sobrecarga, por outro, temos vários estudos que indicam que na ausência de inflamação não existe perda. No entanto, mais estudos são necessários para estabelecer um efeito da sobrecarga no osso peri-implantar e osteointegração.