Estética dos tecidos moles peri-implantares: influência do tipo de conexão implante – pilar

Póster > Revisão > Implantologia

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 11 Novembro , 14h30-16h00 – Ordem nº

Universidade de Lisboa

Introdução e objectivos

Vários factores determinam a estética e a estabilidade dos tecidos moles peri-implantares. O tipo de conexão implante-pilar parece assumir um papel determinante. A utilização de um pilar mais estreito do que a plataforma do implante – platform switching – em contraste ao desenho convencional de pilar e implante com similar diâmetro – platform matched – parece permitir a horizontalização do espaço biológico e uma menor perda óssea marginal.

Foi realizada uma revisão científica, baseada na evidência, para responder à seguinte questão PICOT (Pacient, Intervension, Comparison, Outcomes, Treatment): A reabilitação de um implante endósseo com uma conexão platform-switching permite ou não menor perda óssea marginal ao longo do tempo comparativamente a uma reabilitação com conexão platform-matched?”.

Os autores pretenderão igualmente discutir nesta comunicação o potencial biológico da associação do conceito platform switching na conexão cónica.

Materiais e métodos

A pesquisa foi feita em bases de dados primárias e secundárias como a MEDLINE- PubMed (palavras chave e MeSH search: biological width, conical connection, platform-switching, peri-implant mucosa) e a ”Cochrane Central Register of Controlled Trials”. Foram revistos 10 ensaios clínicos controlados randomizados, uma revisão sistemática e uma meta-análise.

Resultados

Tendo por base o estudo com maior nível de evidência – meta-análise – a perda óssea marginal ao redor da conexão platform-switching é em média 0,35mm menor do que na conexão platform-matched. Encontrou-se uma significância estatística neste estudo de 95% e um P< 0,0001.

Conclusões

Em resposta à questão PICOT inicial, sugere-se que a conexão “platform-switching” contribui para menor perda óssea peri-implantar marginal e consequente maior estabilidade dos tecidos moles. Mais estudos controlados randomizados a longo prazo são necessários para validação deste conceito.

Indicações clínicas Na reabilitação do sector anterior parece ser vantajoso a aplicação do conceito platform-switching para a manutenção estética dos tecidos moles peri-implantares.