Biofilme e implantes dentários: revisão narrativa de literatura

Póster > Revisão > Implantologia

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 11 Novembro , 14h30-16h00 – Ordem nº

Universidade de Lisboa

Introdução

Os biofilmes são comunidades biológicas com um elevado grau de organização, formando comunidades bacterianas altamente estruturadas, coordenadas e funcionais, embebidas numa matriz de substâncias poliméricas produzidas pelos microrganismos.

Os biofilmes podem formar-se em variados meios e superfícies. Na cavidade oral, podem formar-se nas superficies dentárias e ser responsáveis por fenómenos de cárie dentária, gengivite e periodontite. Nas superfícies de implantes e nas reabilitações protéticas, os biofilmes são a principal fonte de colonização bacteriana e o factor etiológico principal associado a mucosites e perimplantites.

Objectivos

Revisão narrativa da literatura no que concerne à formação de biofilmes nas superfícies implantares e determinação da influência das características de superfície dos implantes/materiais reabilitadores na formação dos biofilmes e respectivas consequências.

Métodos

Foi efectuada uma pesquisa electrónica em bases de dados secundárias e mistas (The Cochrane Library, The Journal of Evidence-Based Dental Practice, Evidence-Based Dentistry, ADA Center for Evidence-Based Dentistry, NHS Evidence) e primárias (Pubmed).

As seguintes palavras-chave foram utilizadas em várias combinações e com vários conectores booleanos: biofilm, dental implants, plaque, perimplantitis, surface, coating, roughness, implant-abutment, gap, supragingival, subgingival, microbiology, titanium, zirconia. A pesquisa foi realizada em língua inglesa, em Maio de 2011, não tendo sido estabelecido qualquer limite temporal.

Resultados

cinquenta e oito artigos, dos quais duas revisões sistemáticas, foram selecionados pelos autores a partir da pesquisa inicial. Os estudos incluídos são predominantemente estudos descritivos e não analíticos.

Conclusões

A rugosidade de superfície, as características físicas/químicas dos implantes e o desenho da conexão protética influenciam a adesão bacteriana e a formação do biofilme, determinando o prognóstico das reabilitações implanto-suportadas.

Implicações clínicas

O sucesso clínico deste tipo de reabilitações depende da osteointegração dos implantes, assim como da integridade/manutenção da saúde dos tecidos perimplantares. Uma escolha criteriosa dos materiais e técnicas é necessária para aumentar a previsibilidade dos tratamento.