Self adjusting file (SAF): nova técnica de preparação canalar

Póster > Revisão > Endodontia

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 11 Novembro , 14h30-16h00 – Ordem nº

Universidade Fernando Pessoa

Introdução

As Self Adjusting File (SAF) introduzem um novo conceito de limas endodônticas, que permitem o preparo químico-mecânico simultâneamente.

Objectivos

Apresentar uma nova tecnologia de preparação mecânica do sistema de canais radiculares. Metodologia de Pesquisa: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica recorrendo aos motores de busca da PubMed e Science direct, de Artigos publicados entre os anos de 2006 e 2011. Foram usadas as seguintes palavras-chave: “endodontic files”, “Sef Adjusting File”, “Rotatory Systems”, “Canal Preparation”.

Resultados

A nossa pesquisa resultou em quinze artigos. Entre inúmeras vantagens das SAF destacam-se o seu desenho, a sua secção e uma simultânea irrigação durante o processo de instrumentação. Constituídas por um tubo compressível que se adapta à morfologia canalar, ao contrário das limas de Níquel-titânio que são mais rígidas.

O sistema SAF como permite uma preparação químico-mecânica simultânea resulta em canais radiculares livres de detritos e parcialmente livres de “Smear Layer”. Constitui o primeiro dispositivo que promove a vibração da solução irrigante durante todo o processo de instrumentação.

Conclusões

As SAF representam um novo avanço no desenvolvimento de limas endodônticas, apresentando-se como a alternativa mais recente aos sistemas de instrumentação mecanizada com limas de Níquel-Titânio.

Implicações clínicas

As SAF estão especialmente indicadas em dentes com um sistema de canais radiculares ovais e com curvaturas acentuadas, havendo menor probabilidade de transporte canalar. Apresentam taxas elevadas de remoção de detritos e “Smear Layer”, factor determinante no sucesso do tratamento endodôntico não cirurgico.