Póster > Revisão > Cirurgia oral
Universidade do Porto
Introdução
A localização do nervo alveolar inferior próxima das raízes do terceiro molar mandibular, torna-o vulnerável a lesões durante exodontia de terceiros molares mandibulares.
Objectivos
Este trabalho tem por objectivo sistematizar a prevalência e os factores de risco de lesão do nervo alveolar inferior decorrentes da exodontia de terceiros molares inferiores através da interpretação de ortopantomografia.
Material e métodos
foi efectuada uma pesquisa electrónica na base de dados da MEDLINE, com as palavras chave third molar extraction, inferior alveolar nerve injury, risk factors.
Resultados
Obtiveram-se 30 artigos na pesquisa inicial da MEDLINE com as palavras-chave selecionadas. Excluíram-se 19 artigos após análise do título e 3 artigos após análise do resumo, por não se enquadrarem no âmbito dos objectivos do trabalho. Foram tidos em conta 7 artigos no total.
Conclusão
A lesão do nervo alveolar inferior tem prevalência geral de 0,4 a 8,4%. Na maioria dos casos, a recuperação é espontânea sendo a incidência de lesões permanentes <1%.
O risco de lesão pode ser determinado na avaliação pré-operatória da relação anatómica do nervo alveolar inferior com o 3º molar mandibular através da análise da ortopantomografia.
Foram identificados cinco factores de risco para estas lesões com valor preditivo positivo.
A ortopantomografia é, assim, um dos exames de rotina que, quando bem interpretada, fornece informações determinantes na avaliação do risco de lesão do nervo alveolar inferior tendo por base, a posição do terceiro molar mandibular relativamente ao canal mandibular.