Cárie e próteses removíveis numa população de idosos

Póster > Investigação > Medicina Dentária Preventiva

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 11 Novembro , 11h30-12h30 – Ordem nº

Universidade Fernando Pessoa

Introdução e objectivos

A presença de valores elevados de CPO e ICR nos portadores de prótese parcial removível (PPPR) permite pensar numa associação entre aumento destes índices e a presença de uma PPR. Pretendeu-se avaliar os índices CPO e ICR e factores clínicos/comportamentais que influenciam o seu incremento, numa população de idosos PPPR.

Material e métodos

Estudo observacional, transversal, com 372 indivíduos (≥60anos; 78,8(±9,1) anos, 69,9%mulheres, 257 dentados) e residentes em 22 lares do Distrito do Porto, seleccionados probabilisticamente (clusters). 147 (39,5%) eram PPPR. Realizou-se análise descritiva/inferencial (α=0,05) e regressão logística múltipla (método backward stepwise, p=0,05/0,10 para inclusão/exclusão de factores) utilizando SPSS©vs17.0.

Resultados

Os valores do índice CPO nos portadores de próteses removíveis acrílicas (PPRA) foi de 24,4 (±5,0) e 21,0 (±5,2) para os portadores de próteses removíveis esqueléticas (PPRE). O ICRi nos PPPR foi 43,5%, sendo também neste caso mais elevado nos homens, e nos mais idosos. Os PPPR que não escovavam os dentes apresentaram valores mais elevados de ICRi.

Os dentes pilar (DP) apresentavam valores de ICRi de 58,6%(±41,0%) nos PPRA e 61,6%(±35,4%) nos PPRE, registando-se situações em que todos os DP tinham cárie de raiz. As lesões de esmalte eram mais prevalentes nos DP registando-se alterações em 46,1% destes dentes nos PPPR.

A variável “higiene da prótese” foi o único factor significativo retido pelo modelo de regressão logística para explicar a existência de lesões nos DP das próteses (a conservação/retenção/estabilidade, a idade da prótese e quem confeccionou/consertou não foram retidos), verificando-se uma probabilidade 5 vezes superior de haver lesão nos DP se há má higiene (OR=5,0; p=0,010;IC95%:1,5–17,1).

Conclusões

Regista-se um aumento de cárie coronária e/ou radicular nos idosos PPPR sem controlo.

Implicações clínicas

Existe uma necessidade de organizar protocolos relativamente a check-up, regulares, essenciais para a avaliação do estado das próteses e restante dentição dos PPPR.